sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Olimpiada Brasileira de Informatica

A Olimpíada Brasileira de Informática (também conhecida somente por OBI) é uma competição de programação realizada anualmente desde 1999 pela Sociedade Brasileira de Computação. Tem por objetivo despertar nos alunos o interesse por ciência da computação.

Atualmente, a OBI é realizada nas modalidades Iniciação e Programação


Iniciação

As provas da modalidade Iniciação são provas convencionais, feitas com papel e caneta, pelos alunos participantes. As questões da prova são questões que exigem dos alunos raciocínio lógico para serem resolvidas. Essa modalidade se divide em dois níveis:

* Nível 1, para alunos até o sétimo ano (sexta série) do Ensino Fundamental (ou equivalente);
* Nível 2, para alunos até o nono ano (oitava série) do Ensino Fundamental (ou equivalente).

Os melhores alunos da modalidade iniciação são convidados a participar de um curso de introdução à programação, ministrado no Instituto de Computação da Unicamp. Um aluno não pode participar mais de uma vez do curso de introdução à programação.


Programação

As provas da modalidade Programação são provas que usam o computador, e por isso os colégios participantes devem disponibilizar um laboratório para a realização da prova. Os alunos devem desenvolver programas para resolver os problemas propostos durante a prova. Os problemas devem ser resolvidos usando uma linguagem de programação, que pode ser C, C++ ou Pascal. A correção desses problemas é totalmente automatizada. Essa modalidade se divide em três níveis.

Para mais informações acesse: http://olimpiada.ic.unicamp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário